quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cantor jamaicano lança primeiro álbum de reggae no mundo com mensagens pró-gays


O cantor jamaicano Mista Majah P acaba de lançar o seu primeiro disco de reggae com mensagens pró-gays. Intitulado “Tolerância”, o novo trabalho do artista contém onze músicas que tratam de temas como o bullying homofóbico e a política “Don’t Ask, Don’t Tell”, das Forças Armadas americanas.
Embora não seja gay, Majah faz questão de dar declarações simpatizantes. “Quero contrariar os mitos de que todos os jamaicanos são homofóbicos e que toda a música reggae é violenta e anti-gay. Estou procurando desafiar a ignorância e chegar até os homossexuais”, explicou.
“Minha esperança é que este disco, ‘Tolerância’, quebre a postura homofóbica que certos artistas de reggae e chefes de governo têm tomado em relação à comunidade LGBT”, acrescentou o cantor.
“Por causa das canções de ódio que alguns artistas têm cantado, os homossexuais estão sendo ameaçados e prejudicados. Algumas pessoas tolas agem de acordo com o que estes artistas estão pregando, porque eles adoram esses artistas como deuses. Minha música é sobre a tolerância. Ele mostra que a música reggae pode respeitar as pessoas gays e lésbicas. O reggae surgiu para falar sobre amor, paz e igualdade. Agora, muitas canções falam sobre intolerância e violência. Quero trazer a música de volta às suas raízes progressivas”, concluiu.
Felizmente, a música de Majah é oposta à do rapper Tyler, the Creator, do grupo Odd Future, cuja letra homofóbica e preconceituosa, foi premiada pela MTV, gerando protestos de grupos gays.

                                   Ouça o hit do álbum de Mista Majah P com a canção   
                                                        “Love and Tolerance”:

A iniciativa de Mista Majah P integra a campanha “Stop Murder Music”, criada em 2004 para protestar contra oito cantores de reggae que lançaram, nos últimos anos, músicas de incentivo ao preconceito e ao assassinato contra gays. Peter Tatchell, coordenador da campanha, disse que por conta do novo trabalho, Mista Majah P tem recebido várias ameaças de morte e já foi avisado para não retornar à Jamaica – atualmente, o cantor vive na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário